+351 227 533 164
geral@forumcg.pt

Biografia

O Fórum Cultural de Gulpilhares é uma escola oficial de música  fundada a 22 de Outubro de 1992 pelo Maestro Professor Ramiro Lopes e cuja principal finalidade é o ensino artístico da música.

Enquadra-se no âmbito dos estabelecimentos de ensino vocacionais artísticos, particulares e cooperativos, e tem autonomia pedagógica para leccionar cursos de música nos regimes articulado, supletivo e livre desde o nível pré-escolar até ao secundário.
 
Com cerca de 250 alunos inscritos o FCG tem em regular actividade diversas formações vocais e instrumentais que abarcam reportório de vários géneros. São exemplo o Ensemble de Cordas, os Coros Juvenis, o Coro Infantil, o Coro de Câmara, a Orquestra de Guitarras, a Orquestra de Sopros, o Ensemble de Flautas, a Classe de Percussão, o Ensemble de Jazz, entre outras formações.

Para além da componente pedagógica o projecto educativo do FCG está assente em duas vertentes distintas: a cultural, através da realização de diversos concertos, audições, masterclasses, workshops, palestras, conferências, etc. e a social, que corresponde ao apoio artístico gratuito ao Coral de Gulpilhares e às escolas primárias da freguesia. Tem ainda estabelecido um protocolo de cooperação com a Aldeia de Crianças S.O.S., colaborando sempre que solicitado com outras instituições gaienses, nomeadamente com a Câmara Municipal de Gaia.

O FCG foi responsável pela homologação do Curso de Bateria, tornando-se em 2009 no primeiro estabelecimento de ensino especializado a ministrar o instrumento com carácter oficial em Portugal.

Face à crescente procura da sua oferta educativa o FCG iniciou um projecto de alargamento de instalações tendo o novo novo edifício sido inaugurado no dia 4 de junho de 2022. 

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui